Sete perguntas e respostas sobre a otoplastia Cirurgia Plástica
Caso a operação seja por motivos estéticos, essa será uma decisão pessoal, porém, ela deve ser bem informada com o acompanhamento do seu cirurgião. Existe uma série de alterações e correções possíveis para a região, mas o uso mais comum do procedimento é para a correção de orelhas de abano. Adultos que desejam corrigir o posicionamento ou formato de suas orelhas também podem optar pela cirurgia. Não há uma idade máxima para a otoplastia, desde que o paciente esteja em boas condições de saúde.
- O procedimento já pode ser realizado entre os 5 e 7 anos, período em que a criança já possui 85% da orelha desenvolvida.
- Otoplastia é toda cirurgia plástica feita nas orelhas com o objetivo de aprimorar sua forma, posição ou proporção.
- As correções de orelha minimizam as deformidades e corrigem assimetrias de forma, tamanho e angulação.
- Nesse dia, você também tem a oportunidade de conhecer o anestesista e esclarecer suas dúvidas.
- Claro que estes procedimentos primordiais são bem diferentes dos modernos, no entanto, há registros deles sendo utilizados até o final do século 18 quando foi completamente substituído por procedimentos mais modernos.
- A microtia ou anotia é uma condição congênita caracterizada pela orelha que não se formou completamente.
Cirurgias de orelhas
Os cirurgiões plásticos afirmam que a otoplastia pode ser realizada a partir dos 5 anos de idade, no entanto, para submeter o paciente ao procedimento é preciso que toda a estrutura da orelha esteja desenvolvida. Contudo, apesar de ser um procedimento já bastante conhecido, muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da otoplastia. Entre elas, se é possível realizar a cirurgia ainda durante a infância, se ela permite diminuir o tamanho da estrutura cartilaginosa da orelha, se deixa alguma cicatriz, entre outras. Uma das cirurgias plásticas mais realizadas, tanto por homens quanto mulheres, mesmo que durante a infância ou adolescência, é a otoplastia! Mas o Projeto Orelhinha permite que o paciente resgate a autoestima por um preço justo e muito mais acessível. Por uma determinação feita pelo CRM (Conselho Federal de Medicina) e também pelo Regimento da Sociedade da Otoplastia, as clínicas, hospitais ou cirurgiões plásticos não podem divulgar preços de cirurgias plásticas.
Uso da Otoplastia
E para auxiliar nessa questão, temos um comparador excelente de planos de saúde, que você consegue comparar as maiores operadoras do país de forma rápida e eficaz. Se você tem dúvidas sobre como é feita essa cirurgia, quais são os riscos, benefícios e valores, esse artigo é ideal e pode ser muito eficiente para esclarecer seus questionamentos. Além da otoplastia ser uma cirurgia notoriamente importante para a autoestima do indivíduo, é muito segura e capaz de proporcionar um novo formato à orelha. Cada cirurgião pode adaptar a técnica com base nas características individuais de cada paciente, usando o procedimento e as medidas que ele considera mais apropriadas para cada caso. O procedimento requer que o cirurgião realize pequenas incisões escondidas atrás da orelha, de modo que não há cicatrizes visíveis.
Confira o antes e depois de pacientes no grupo oficial do Orelhinha no Facebook
Logo após a primeira retirada de curativo já é possível ver cerca de 80% do resultado final. E para que você consiga avaliar a experiência do médico de forma criteriosa, é muito importante pesquisar sobre o histórico de resultados desse profissional. A experiência da clínica e da equipe médica são fatores determinantes para um resultado de excelência e para que a sua cirurgia seja feita com toda a segurança que você precisa e merece. Outro pilar da fase de pré-operatório é passar em Avaliação Pré-Anestésica (APA).
Qual o pré-operatório da otoplastia?
É importante mencionar que a técnica fechada não serve para todos os tipos de orelhas e, por isso, é uma opção limitada quando comparada com a cirurgia tradicional, que corrige definitivamente o formato e o tamanho das orelhas. Mantenha o rosto sempre virado para cima, nunca para o lado, porque as orelhas não podem apoiar-se no travesseiro. No caso da orelha proeminente, por exemplo, é preciso passar por consulta com médico, assistente social e outros profissionais do setor público que comprovem o prejuízo psicológico oriundo do aspecto estético. Entenda como é feito o procedimento, que outras características das orelhas podem ser corrigidas e quais são os resultados esperados. A correção deste tipo de deformidade não é puramente estética, já que o aspecto físico em questão está relacionado a impactos sociais, como problemas de autoestima, e bullying, principalmente na infância e na adolescência. Você sabia que a consulta pré-anestésica é obrigatória antes de qualquer procedimento cirúrgico, mesmo aqueles que envolvem apenas sedação? O cirurgião pode indicar a cirurgia adequada, utilizar a técnica operatória mais aplicável a cada caso e orientar nos procedimentos do pós-operatório, e isso pode reduzir qualquer complicação. É importante evitar atividades físicas extenuantes e dormir com a cabeça elevada por algumas semanas após a cirurgia. O paciente também deve evitar expor as orelhas ao sol por um período de seis a doze meses para evitar a pigmentação das cicatrizes. A decisão de realizar a otoplastia deve ser tomada em consulta com um cirurgião plástico ou otorrinolaringologista qualificado, que avaliará o paciente individualmente e discutirá os objetivos e expectativas da cirurgia. É importante que o paciente compreenda completamente o procedimento, os riscos envolvidos e tenha expectativas realistas em relação aos resultados. É fundamental seguir todas as orientações do cirurgião plástico durante o período pós-operatório para garantir uma recuperação bem-sucedida e obter os melhores resultados possíveis. A taxa de recidiva na otoplastia é relativamente baixa, geralmente variando entre 2% e 5%. Para ver mais resultados de pacientes que realizaram a otoplastia, você pode entrar no grupo do Facebook com mais de 40 mil pacientes. Além disso, a delicada anatomia das orelhas em desenvolvimento está suscetível a danos quando manipulada de forma não profissional. Portanto, o simples uso de fitas ou adesivos não somente não resolve o problema, mas pode criar complicações adversas. Entre as vantagens desses procedimentos temos é a recuperação mais rápida e o menor custo envolvido, porém há uma notória queda na efetividade e duração dos efeitos.
Como é o pré-operatório da otoplastia?
Já que as orelhas são, em muitas situações, motivo de piadas e, até mesmo, bullying. O paciente deve manter a região das orelhas limpa e seca, evitando contato com água por algumas semanas. O uso de shampoo, condicionador ou outros produtos capilares deve ser evitado na região das orelhas durante o período de recuperação. É cirurgião plástico volta redonda as instruções do cirurgião plástico sobre como cuidar do curativo, como trocá-lo e quando removê-lo. O pré-operatório da otoplastia é uma etapa fundamental que visa garantir o sucesso e a segurança do procedimento. Antes da cirurgia, o paciente passa por uma série de preparações médicas e avaliações para assegurar que ele está em boas condições de saúde e que compreende os detalhes da intervenção. Depois de escolher um cirurgião plástico credenciado, também é fundamental garantir que a otoplastia será realizada em um Centro Cirúrgico, com todos os equipamentos de segurança e recursos necessários para o atendimento ao paciente. Antes e depois da otoplastiaGeralmente, o resultado é visível desde os primeiros dias, havendo edema (inchaço) da área operada, que costuma melhorar 90% ou mais nas primeiras duas semanas. Há necessidade do uso de um curativo em formato de capacete ou de enfaixamento – faixas de otoplastia – nos primeiros dias. Depois, há a substituição por uma faixa compressiva, que deve ser usada por um mês. Em cerca de uma semana, o paciente pode retornar às atividades habituais e, em torno de um mês, voltar a praticar exercícios físicos. Como em toda cirurgia, são necessários exames prévios, jejum e suspender medicamentos anticoagulantes, como aspirina, seguindo o que o médico indicar no pré-operatório. A maioria dos procedimentos é realizada nessa faixa etária, mas nada impede que a otoplastia seja feita na adolescência e na fase adulta. As incisões são realizadas na parte de trás da orelha e, em geral, são de boa qualidade. Então, apenas quando o médico avalia um caso ele pode definir quais são os procedimentos adequados e estabelecer um preço justo. Por isso, os médicos recomendam não fumar durante pelo menos 1 mês após a cirurgia. Quando o paciente é fumante, o médico também recomenda parar com o cigarro 15 dias antes da otoplastia. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas nas 48 horas que antecedem o procedimento. Sobre o uso de remédios, o seu médico é responsável por orientá-lo sobre o consumo e até mesmo a suspensão qualquer medicamento com efeito anticoagulante 15 dias antes da cirurgia. Os médicos recomendam a anestesia local pura, anestesia local com sedação ou a anestesia geral.